Teatro da Voz acolhe:
Artes em estúdio
Durante vários anos, co-habitámos o Teatro da Voz com a produtora EIRA, que neste espaço deu continuidade ao seu programa Um lugar para a dança, destinado a apoiar coreógrafos e outros artistas, portugueses e estrangeiros, cedendo gratuitamente o estúdio de ensaio para a realização dos seus projectos.
​
Quando, em 2020, se iniciou um novo ciclo no Teatro da Voz, após a saída da EIRA, as Produções Real Pelágio assumiram o compromisso de manter o Teatro da Voz disponível para acolher, sem custos de aluguer, projetos de artes performativas e artistas que procurem um espaço de ensaio em Lisboa para desenvolver as suas criações.
​
No âmbito desta iniciativa que nomeámos Teatro da Voz acolhe... Artes em estúdio, queremos igualmente contribuir para a aproximação entre criadores/ processos de criação e comunidade escolar/ processos educativos. O objetivo principal é assim acrescentar mais uma dimensão ao trabalho de ligação entre as artes e a educação desenvolvido no CFA, através da programação, sempre que possível e adequado, de ensaios abertos/ encontros com o público escolar, mediando e acompanhando professores e turmas no desenvolvimento de projetos que estes momentos possam suscitar.
Programa de Apoio a Artistas Teatro da Voz 2024
2 Residências + 2 Bolsas de Pesquisa/ Criação Artística
Artes Performativas e Cruzamentos
Residência: 25 dias (6h/dia) em estúdio black-box (com PA e colunas)
Período: Outubro e Dezembro 2024
Bolsa: 1000 euros
Privilegiamos propostas de pessoas-artistas, a solo ou em coletivo, cuja prática artística se encontre limitada por quaisquer formas de discriminação, opressão ou violência associadas, por motivos económicos, sociais, identitários ou outros.
Envio de candidaturas: 22 de abril a 15 de junho de 2024 (até 23:59:59)
Anúncio dos projetos selecionados: 31 julho 2024
CANDIDATURAS (formulário):
​
​
​
​
NOTA DE ABERTURA
​
​
Tendo em vista proporcionar condições de trabalho mais favoráveis ao exercício artístico e à fruição cultural em Portugal, o programa de bolsas no Teatro da Voz pretende atribuir anualmente (até 2024) duas bolsas de trabalho e/ou de criação artística em qualquer área das artes performativas, ao mesmo tempo que cede estúdio para ensaios no espaço do antigo Teatro da Graça, atual Teatro da Voz, no bairro da Graça, no centro de Lisboa.
Esta iniciativa visa apoiar pessoas (artistas, investigadores, formadores ou qualquer profissional da cultura) e/ou coletivos, seus projetos, iniciativas, ações ou investigações de caráter profissional, que necessitem de um local de ensaios para a prática de artes performativas.
Serão privilegiadas as pessoas-artistas, a solo ou em coletivo, com ou sem estruturas associadas, em situação de marginalização, por qualquer motivo, seja económico, social ou identitário.
​
Nota: O Teatro da Voz não tem, neste momento, elevador ou quaisquer meios adequados para o acesso de pessoas com mobilidade condicionada ao estúdio que se encontra no piso inferior.